Trem dos Operários
Sorocaba-Votorantim
Trem Turístico-Cultural
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Serviço de transporte não-regular de passageiros, com o objetivo de agregar valor aos destinos turísticos, contribuindo para a preservação da memória ferroviária, configurando-se em atrativos culturais e produtos turísticos das cidades, auxiliando-as na diversificação da oferta.
(Cartilha de orientação para proposição de Projetos de Trens Turísticos e Culturais. Ministério do Turismo, 2010)
Trem Turístico Sorocaba-Votorantim
Trem dos Operários
Serviço ferroviário de passageiros para fins turísticos e de operação esporádica entre a Estação Paula Souza, no centro da cidade de Sorocaba, e a cidade de Votorantim, utilizando a antiga Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV).
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Objetivo
Potencializar a visitação turística de Sorocaba e Votorantim por intermédio de um roteiro histórico-cultural baseado na utilização da Estrada de Ferro Elétrica Votorantim, construída em 1890.
O ramal ferroviário definiu um eixo de desenvolvimento entre as duas cidades, com a formação de bairros, vilas operárias e fábricas ligadas ao Grupo Votorantim.
História
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A construção da Estrada de Ferro Votorantim remonta a 1890, época da constituição dos negócios do Banco União (que viria a ser o Grupo Votorantim a partir de 1918) na região de Sorocaba.
O transporte de funcionários de três fábricas do Grupo Votorantim (Tecelagem, Votocel e Santa Helena), ocorrido por bondes até dia 22 de agosto de 1966, é a lembrança que inspira o nome deste trem turístico-cultural: Trem dos Operários.
Características do trajeto
• Extensão proposta para operação turística: 8 km (Paula Souza – Votocel)
• Fase 1: Paula Souza -Fáb. Votorantim (6,5km)
• Fase 2: Fáb. Votorantim – Votocel (1,5km)
Lado Sorocaba: 4,5km
Lado Votorantim: 3,5km
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Trajeto – Fase 01
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Estação Paula Souza – Bairro da Chave (Fáb. Votorantim)
Sorocaba (km 0) – Votorantim (km 6,5)
Km 0
Estação Paula Souza
Sorocaba
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Embarque em imóvel histórico localizado no coração da cidade, com acesso por intermédio de duas grandes avenidas, próximo de terminal urbano e servido por linhas intermunicipais.
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Futuro Centro de Memória Ferroviária – projeto que converterá o pátio da antiga estação em um museu ferroviário a céu aberto, com a exposição de 35 antigas locomotivas, carros e vagões construídos entre 1935 e 1971.
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Ponte sobre o Rio Sorocaba
Km 1
Museu da Tecelagem (Fábrica Santa Maria)
Sorocaba
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Equipamento público a ser implantado na parte remanescente da antiga Companhia de Fiação e Tecidos Santa Maria, fundada em 1892. Fundada pelo industrial inglês John Kenworthy, a fábrica funcionou até 1982.
Km 3
Parque dos Espanhóis
Sorocaba
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Área de lazer de aproximadamente 5.000 m2 com pista de caminhada, academia ao ar livre, parque infantil, quadra poliesportiva, campo de futebol e palco externo para eventos.
Acesso possível ao Parque Zoológico Quinzinho de Barros
Km 6,5
Desvio Ferroviário da Fábrica Votorantim
Votorantim
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Desembarque no desvio ferroviário da Fábrica de Tecidos Votorantim (futura Praça dos Vanguardeiros). A indústria instalada em 1890 foi a embriá de um dos maiores conglomerados industriais do mundo.
Km 6,5
Bairro da Chave
Votorantim
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O Bairro da Chave é originário de uma vila de funcionários da Fábrica de Tecidos Votorantim e foi batizado pelo desvio ferroviário – cujo apelido é “chave” – que desviava os trens para a Fábrica de Tecidos ou os despachava até Santa Helena.
Trajeto – Fase 2
Votocel
Votorantim
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Extensão até km 8, com desembarque na antiga estação da EFEV.
Dela o turista prosseguirá, com guias, à visitação da cachoeira e da represa da Chave.
A estação já tem acesso pavimentado e área para estacionamento.
Cachoeira da Chave
Votorantim
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Represa da Chave
Votorantim
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Viabilidade técnica
Via férrea
(Grupo Votorantim)
Trilhos tipo TR-45 em boas condições e dormentação regular, necessitando de substituições pontuais (14%).
Demais adequações: limpeza, reposição de lastro e tratamento de erosões. Investimento baixo comparado a outros trens turísticos em implantação.
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Locomotiva a vapor 58
(Prefeitura de Sorocaba)
Construída locomotiva em n° 1891, 58 a da Sorocabana é um dos
maiores símbolos do nosso passado ferroviário.
Suas condições de uso são atestadas por laudos técnicos anuais que precisam ser regularizados. Sua operação não representa risco material.
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Locomotiva a vapor 58, construída em 1891
Carro de passageiros
(Mov. Pres. Ferroviária)
Carro Ouro Verde da antiga EFS, construído em 1937, a ser restaurado por intermédio de lei de incentivo fiscal ProAC ICMS) durante 12 meses.
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