Trem dos Operários
Sorocaba – Votorantim

Trem Turístico - Cultural

Serviço de transporte não-regular de passageiros, com o objetivo de agregar valor aos destinos turísticos, contribuindo para a preservação da memória ferroviária, configurando-se em atrativos culturais e produtos turísticos das cidades, auxiliando-as na diversificação da oferta.
(Cartilha de orientação para proposição de Projetos de Trens Turísticos e Culturais. Ministério do Turismo, 2010)

Trem Turístico Sorocaba-Votorantim
Trem dos Operários

Serviço ferroviário de passageiros para fins turísticos e de operação esporádica entre a Estação Paula Souza, no centro da cidade de Sorocaba, e a cidade de Votorantim, utilizando a antiga Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV).

Objetivo

Potencializar a visitação turística de Sorocaba e Votorantim por intermédio de um roteiro histórico-cultural baseado na utilização da Estrada de Ferro Elétrica Votorantim, construída em 1890.
O ramal ferroviário definiu um eixo de desenvolvimento entre as duas cidades, com a formação de bairros, vilas operárias e fábricas ligadas ao Grupo Votorantim.

História

A construção da Estrada de Ferro Votorantim remonta a 1890, época da constituição dos negócios do Banco União (que viria a ser o Grupo Votorantim a partir de 1918) na região de Sorocaba.
O transporte de funcionários de três fábricas do Grupo Votorantim (Tecelagem, Votocel e Santa Helena), ocorrido por bondes até dia 22 de agosto de 1966, é a lembrança que inspira o nome deste trem turístico-cultural: Trem dos Operários.

Características do trajeto

• Extensão proposta para operação turística: 8 km (Paula Souza – Votocel) 
• Fase 1: Paula Souza -Fáb. Votorantim (6,5km) 
• Fase 2: Fáb. Votorantim – Votocel (1,5km) 

Lado Sorocaba: 4,5km
Lado Votorantim: 3,5km

Trajeto – Fase 01

 

Estação Paula Souza – Bairro da Chave (Fáb. Votorantim)
Sorocaba (km 0) – Votorantim (km 6,5)

Km 0

Estação Paula Souza
Sorocaba

Embarque em imóvel histórico localizado no coração da cidade, com acesso por intermédio de duas grandes avenidas, próximo de terminal urbano e servido por linhas intermunicipais.
Futuro Centro de Memória Ferroviária – projeto que converterá o pátio da antiga estação em um museu ferroviário a céu aberto, com a exposição de 35 antigas locomotivas, carros e vagões construídos entre 1935 e 1971.
Ponte sobre o Rio Sorocaba

Km 1

Museu da Tecelagem (Fábrica Santa Maria)
Sorocaba

Equipamento público a ser implantado na parte remanescente da antiga Companhia de Fiação e Tecidos Santa Maria, fundada em 1892. A fábrica funcionou até 1982 e seu patrimônio remanescente hoje sedia o Museu da Tecelagem.

Km 3

Parque dos Espanhóis
Sorocaba

Área de lazer de aproximadamente 5.000 m2 com pista de caminhada, academia ao ar livre, parque infantil, quadra poliesportiva, campo de futebol e palco externo para eventos.
Acesso possível ao Parque Zoológico Quinzinho de Barros

Km 6,5

Desvio Ferroviário da Fábrica Votorantim
Votorantim

Desembarque no desvio ferroviário da Fábrica de Tecidos Votorantim (futura Praça dos Vanguardeiros). A indústria instalada em 1890 foi a embriá de um dos maiores conglomerados industriais do mundo.

Km 6,5

Bairro da Chave
Votorantim

O Bairro da Chave é originário de uma vila de funcionários da Fábrica de Tecidos Votorantim e foi batizado pelo desvio ferroviário – cujo apelido é “chave” – que desviava os trens para a Fábrica de Tecidos ou os despachava até Santa Helena.

Trajeto – Fase 2

Votocel
Votorantim

Extensão até km 8, com desembarque na antiga estação da EFEV.
Dela o turista prosseguirá, com guias, à visitação da cachoeira e da represa da Chave.
A estação já tem acesso pavimentado e área para estacionamento.

Cachoeira da Chave
Votorantim

Represa da Chave
Votorantim

Viabilidade técnica

Via férrea
(Grupo Votorantim) 

Trilhos tipo TR-45 em boas condições. Dormentação e fixações necessitam de plano de manutenção. Recuperação em andamento no trecho Paula Souza – Santa Maria (1,5 km).
Demais adequações: limpeza, reposição de lastro e tratamento de erosões. Investimento baixo comparado a outros trens turísticos em implantação. 

Locomotiva a vapor 58
(Prefeitura de Sorocaba)

Construída em n° 1891, a locomotiva 58 da Sorocabana é um dos maiores símbolos do nosso passado ferroviário.
Suas condições de uso são atestadas por laudos técnicos anuais que precisam ser regularizados. Sua operação não representa risco material.
Locomotiva a vapor 58, construída em 1891

Carros de passageiros
(Mov. Pres. Ferroviária)

Carros Ouro Verde da antiga EFS, construídos em 1937, a serem restaurados por intermédio de leis de incentivo fiscal.
Situação atual de um carro Ouro Verde em Conchas-SP