A Associação

Pela preservação histórica da Sorocabana

A Associação Movimento de Preservação Ferroviária do Trecho Sorocabana (MPF-Sorocabana) é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos constituída em Sorocaba em abril de 2014. Voltada à preservação histórica da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) e da Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV), a entidade é certificada pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e integra a ABOTTC (Associação Brasileira dos Operadores de Trens Turísticos e Culturais).

Como atuamos

A Sorocabana – Movimento Preservação Ferroviária colabora para a perpetuação e o resgate da memória ferroviária em Sorocaba por intermédio dos projetos do Centro de Memória Ferroviária, na Estação Paula Souza, e do Trem dos Operários, ligando Sorocaba a Votorantim. Também realiza eventos voltados ao tema, como exposições, mostras, lançamento de livros, exibições de vídeos e comemorações (Dia do Ferroviário e aniversário da EFS).
Além disso, sua equipe de pesquisadores e técnicos tem mapeado, desde 2010, todo o material rodante remanescente da EFS e da EFEV, intercedendo em nome de sua preservação junto aos seus proprietários e concessionários.

Precisamos de você

Não podemos perder a luta contra o descaso e o abandono da ferrovia na região de Sorocaba. Contamos com o seu apoio como associado ou voluntário.