Centro de Memória Ferroviária
Estação Paula Souza

Tem objetivo geral de preservar 40 locomotivas, carros e vagões com representatividade histórica da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) e da Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV) enquanto Patrimônio Industrial.
Estação Paula Souza

Justificativa

O patrimônio industrial compreende os vestígios da cultura industrial que possuem valor histórico, tecnológico, social, arquitetônico ou científico. Estes vestígios englobam edifícios e maquinaria, oficinas, fábricas, minas e locais de processamento e de refinação, entrepostos e armazéns, centros de produção, transmissão e utilização de energia, meios de transporte e todas as suas estruturas e infra-estruturas, assim como os locais onde se desenvolveram atividades sociais relacionadas com a indústria, tais como habitações, locais de culto ou de educação.
Carta de Nizhny Tagil, 2003, p.3.

O local

A história da Estação Paula Souza está ligada à ligação ferroviária inaugurada em 1892 entre Sorocaba e a vila de Votorantim, com uma extensão de 7km.
Seu pátio ferroviário conta com seis linhas. Cinco delas estão sendo destinadas à exposição de material ferroviário histórico.
Locomotiva GE 2021 já exposta

Galeria de projeções

O acervo

Os 40 itens que irão compor o acervo do Centro de Memória Ferroviária foram escolhidos pela equipe técnica de pesquisadores da Sorocabana – Mov. de Pres. Ferroviária após vistorias de campo e pesquisas documentais, levando-se em conta as seguintes variáveis:
– Importância histórica;
– Risco de destruição;
– Viabilidade de restauração;
– Viabilidade de remoção.

A gestão

Para os bens que compõem o Centro de Memória Ferroviária está previsto o restauro estético, externo (locomotivas e vagões) e interno (carros de passageiros), respeitando sempre os princípios de originalidade e coerência histórica.
Esse trabalho, na maioria dos casos, deverá ser realizado pela própria equipe técnica da Associação, formada por profissionais especializados em elétrica, mecânica e pintura.
Projeção para restauro – carro série 400

Fontes de recuros

– Leis de incentivo à Cultura
Lei Rouanet (Federal)
ProAC (Estadual)
LINC (Municipal)
– Patrocínios
– Parcerias
Venda de produtos com reversão de renda
Publicidade institucional
– Doações
Mensalidades de associados
Eventos com arrecadação revertida ao projeto