Trem dos Operários
Sorocaba-Votorantim

Trem Turístico-Cultural

Serviço de transporte não-regular de passageiros, com o objetivo de agregar valor aos destinos turísticos, contribuindo para a preservação da memória ferroviária, configurando-se em atrativos culturais e produtos turísticos das cidades, auxiliando-as na diversificação da oferta.
(Cartilha de orientação para proposição de Projetos de Trens Turísticos e Culturais. Ministério do Turismo, 2010)

Trem Turístico Sorocaba-Votorantim
Trem dos Operários

Serviço ferroviário de passageiros para fins turísticos e de operação esporádica entre a Estação Paula Souza, no centro da cidade de Sorocaba, e a cidade de Votorantim, utilizando a antiga Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV).

Objetivo

Potencializar a visitação turística de Sorocaba e Votorantim por intermédio de um roteiro histórico-cultural baseado na utilização da Estrada de Ferro Elétrica Votorantim, construída em 1890.
O ramal ferroviário definiu um eixo de desenvolvimento entre as duas cidades, com a formação de bairros, vilas operárias e fábricas ligadas ao Grupo Votorantim.

História

A construção da Estrada de Ferro Votorantim remonta a 1890, época da constituição dos negócios do Banco União (que viria a ser o Grupo Votorantim a partir de 1918) na região de Sorocaba.
O transporte de funcionários de três fábricas do Grupo Votorantim (Tecelagem, Votocel e Santa Helena), ocorrido por bondes até dia 22 de agosto de 1966, é a lembrança que inspira o nome deste trem turístico-cultural: Trem dos Operários.

Características do trajeto

• Extensão proposta para operação turística: 8 km (Paula Souza – Votocel) 
• Fase 1: Paula Souza -Fáb. Votorantim (6,5km) 
• Fase 2: Fáb. Votorantim – Votocel (1,5km) 

Lado Sorocaba: 4,5km
Lado Votorantim: 3,5km

Trajeto – Fase 01

 

Estação Paula Souza – Bairro da Chave (Fáb. Votorantim)
Sorocaba (km 0) – Votorantim (km 6,5)

Km 0

Estação Paula Souza
Sorocaba

Embarque em imóvel histórico localizado no coração da cidade, com acesso por intermédio de duas grandes avenidas, próximo de terminal urbano e servido por linhas intermunicipais.
Futuro Centro de Memória Ferroviária – projeto que converterá o pátio da antiga estação em um museu ferroviário a céu aberto, com a exposição de 35 antigas locomotivas, carros e vagões construídos entre 1935 e 1971.
Ponte sobre o Rio Sorocaba

Km 1

Museu da Tecelagem (Fábrica Santa Maria)
Sorocaba

Equipamento público a ser implantado na parte remanescente da antiga Companhia de Fiação e Tecidos Santa Maria, fundada em 1892. Fundada pelo industrial inglês John Kenworthy, a fábrica funcionou até 1982.

Km 3

Parque dos Espanhóis
Sorocaba

Área de lazer de aproximadamente 5.000 m2 com pista de caminhada, academia ao ar livre, parque infantil, quadra poliesportiva, campo de futebol e palco externo para eventos.
Acesso possível ao Parque Zoológico Quinzinho de Barros

Km 6,5

Desvio Ferroviário da Fábrica Votorantim
Votorantim

Desembarque no desvio ferroviário da Fábrica de Tecidos Votorantim (futura Praça dos Vanguardeiros). A indústria instalada em 1890 foi a embriá de um dos maiores conglomerados industriais do mundo.

Km 6,5

Bairro da Chave
Votorantim

O Bairro da Chave é originário de uma vila de funcionários da Fábrica de Tecidos Votorantim e foi batizado pelo desvio ferroviário – cujo apelido é “chave” – que desviava os trens para a Fábrica de Tecidos ou os despachava até Santa Helena.

Trajeto – Fase 2

Votocel
Votorantim

Extensão até km 8, com desembarque na antiga estação da EFEV.
Dela o turista prosseguirá, com guias, à visitação da cachoeira e da represa da Chave.
A estação já tem acesso pavimentado e área para estacionamento.

Cachoeira da Chave
Votorantim

Represa da Chave
Votorantim

Viabilidade técnica

Via férrea
(Grupo Votorantim) 

Trilhos tipo TR-45 em boas condições e dormentação regular, necessitando de substituições pontuais (14%). 
Demais adequações: limpeza, reposição de lastro e tratamento de erosões. Investimento baixo comparado a outros trens turísticos em implantação. 

Locomotiva a vapor 58
(Prefeitura de Sorocaba)

Construída locomotiva em n° 1891, 58 a da Sorocabana é um dos
maiores símbolos do nosso passado ferroviário.
Suas condições de uso são atestadas por laudos técnicos anuais que precisam ser regularizados. Sua operação não representa risco material.
Locomotiva a vapor 58, construída em 1891

Carro de passageiros
(Mov. Pres. Ferroviária)

Carro Ouro Verde da antiga EFS, construído em 1937, a ser restaurado por intermédio de lei de incentivo fiscal ProAC ICMS) durante 12 meses.
Situação atual do carro Ouro Verde em Conchas-SP

Viabilidade econômica

Modelo de negócio

Municípios

Formação de Consórcio Intermunicipal entre os municípios de Sorocaba e Votorantim para recebimento, por doação do Grupo Votorantim, dos oito quilômetros de ferrovia e as estações Paula Souza e Votocel, capitalizando recursos para recuperação da via permanente e da locomotiva 58.

Parceiro Privado (Mov. Pres. Ferroviária)

A Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária se responsabilizará pela reforma do carro de passageiros Ouro Verde; obtenção de licença de operação na ANTT; contratação de seguros obrigatórios e subsídio do capital humano concernente à operação do trem.

Fases de implantação

– Desenvolvimento do Estudo de Viabilidade Técnica e Econõmica (EVTE) do empreendimento – CUMPRIDO
– Constituição do consórcio intermunicipal Sorocaba – Votorantim e obtenção dos direitos da via férrea e das estações
– Avaliação técnica da locomotiva 58
– Firmamento de contrato com a Sorocabana – Mov. Pres. Ferroviária
– Captação de recursos
– Execução das obras de adequação da via e das estações
– Obtenção de licença para operação turística não-regular na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
– Locação de carro de passageiros e início de operações