Trem dos Operários
Sorocaba – Votorantim

Trem Turístico - Cultural

Serviço de transporte não-regular de passageiros, com o objetivo de agregar valor aos destinos turísticos, contribuindo para a preservação da memória ferroviária, configurando-se em atrativos culturais e produtos turísticos das cidades, auxiliando-as na diversificação da oferta.
(Cartilha de orientação para proposição de Projetos de Trens Turísticos e Culturais. Ministério do Turismo, 2010)

Trem Turístico Sorocaba-Votorantim
Trem dos Operários

Serviço ferroviário de passageiros para fins turísticos e de operação esporádica entre a Estação Paula Souza, no centro da cidade de Sorocaba, e a cidade de Votorantim, utilizando a antiga Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV).

Objetivo

Potencializar a visitação turística de Sorocaba e Votorantim por intermédio de um roteiro histórico-cultural baseado na utilização da Estrada de Ferro Elétrica Votorantim, construída em 1890.
O ramal ferroviário definiu um eixo de desenvolvimento entre as duas cidades, com a formação de bairros, vilas operárias e fábricas ligadas ao Grupo Votorantim.

História

A construção da Estrada de Ferro Votorantim remonta a 1890, época da constituição dos negócios do Banco União (que viria a ser o Grupo Votorantim a partir de 1918) na região de Sorocaba.
O transporte de funcionários de três fábricas do Grupo Votorantim (Tecelagem, Votocel e Santa Helena), ocorrido por bondes até dia 22 de agosto de 1966, é a lembrança que inspira o nome deste trem turístico-cultural: Trem dos Operários.

Características do trajeto

• Extensão proposta para operação turística: 8 km (Paula Souza – Votocel) 
• Fase 1: Paula Souza -Fáb. Votorantim (6,5km) 
• Fase 2: Fáb. Votorantim – Votocel (1,5km) 

Lado Sorocaba: 4,5km
Lado Votorantim: 3,5km

Trajeto – Fase 01
Em operação

Estação Paula Souza (km 0) a Estação Vila Assis (km 2)

Km 0

Estação Paula Souza
Sorocaba

Embarque em imóvel histórico localizado no coração da cidade, com acesso por intermédio de duas grandes avenidas, próximo de terminal urbano e servido por linhas intermunicipais.
Futuro Centro de Memória Ferroviária – projeto que converterá o pátio da antiga estação em um museu ferroviário a céu aberto, com a exposição de 35 antigas locomotivas, carros e vagões construídos entre 1935 e 1971.
Ponte sobre o Rio Sorocaba – Extensão 103 metros

Km 1

Museu da Tecelagem (Fábrica Santa Maria)
Sorocaba

Equipamento público que preserva o patrimônio histórico remanescente da antiga Companhia de Fiação e Tecidos Santa Maria, fundada em 1892. A fábrica funcionou até 1982 e teve parte das instalações preservadas para sediar o Museu da Tecelagem. Parceria com o Instituto Cleusa Prado.

Km 2

Estação Vila Assis
Sorocaba

Antiga parada do “bondinho” da Votorantim, demolida nos anos 1970. Futuro hub de transferência para o Parque Zoológico Quinzinho de Barros com integração do passeio de trem ao ônibus Ciferal Volvo FTU 2353.
 

Expansão futura 

Estação Vila Assis (km 2) a Votorantim (km 6,5)

Km 6,5

Desvio Ferroviário da Fábrica Votorantim
Votorantim

Desembarque no desvio ferroviário da Fábrica de Tecidos Votorantim (futura Praça dos Vanguardeiros). A tecelagem instalada em 1890 foi a embriã de um dos maiores conglomerados industriais do mundo.

Km 6,5

Bairro da Chave
Votorantim

O Bairro da Chave é originário de uma vila de funcionários da Fábrica de Tecidos Votorantim e foi batizado pelo desvio ferroviário – cujo apelido é “chave” – que desviava os trens para a Fábrica de Tecidos ou os despachava até Santa Helena.

Trajeto – Fase 2

Votocel
Votorantim

Extensão até km 8, com desembarque na antiga estação da EFEV.
Dela o turista prosseguirá, com guias, à visitação da cachoeira e da represa da Chave.
A estação já tem acesso pavimentado e área para estacionamento.

Cachoeira da Chave
Votorantim

Represa da Chave
Votorantim

Viabilidade técnica

Via férrea
(Grupo Votorantim) 

Trilhos tipo TR-45 em boas condições. Dormentação e fixações necessitam de plano de manutenção. Recuperação em andamento no trecho Paula Souza – Vila Assis (2 km).
Demais adequações: limpeza, reposição de lastro e tratamento de erosões. Investimento baixo comparado a outros trens turísticos em implantação. 

Locomotiva a vapor 58
(Prefeitura de Sorocaba)

Construída em n° 1891, a locomotiva 58 da Sorocabana é um dos maiores símbolos do nosso passado ferroviário.
Suas condições de uso são atestadas por laudos técnicos anuais que precisam ser regularizados. Sua operação não representa risco material.
Locomotiva a vapor 58, construída em 1891

Carros de passageiros
(Mov. Pres. Ferroviária)

Carros Ouro Verde da antiga EFS, construídos em 1937, a serem restaurados por intermédio de leis de incentivo fiscal.
Situação atual de um carro Ouro Verde em Conchas-SP