Após êxitos recentes na preservação e salvaguarda dos carros de passageiros de aço inox e aço carbono da EF Sorocabana, originários dos trens Ouro Verde, Luxo e Superluxo, nos faltava um carro de madeira para representar a tipologia dos veículos utilizados no pré-1937, quando houve a introdução da tecnologia fabril 100% em aço. Estamos transportando nesta terça-feira o carro de passageiros C-26, de 2ª Classe, construído entre os anos 1910 e 1920 pela Sorocabana Railway Company nas officinas de Mayrink com material metálico fornecido pela American Car Foundry dos EUA.
Transformado em 1971 pela EFS (já em transição para a Fepasa), nas oficinas de Sorocaba, em carro-supermercado CX-26 do Auto Serviço Ferroviário Caiçara da Cobal, para atender ao Vale do Ribeira, posteriormente foi vendido em leilão como carro nº 1033 da Fepasa para particulares e passou os últimos 20 anos em um galpão em Votorantim, de onde foi retirado pela Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária após aquisição e serviços de reparos de marcenaria de forma a estabilizar sua estrutura para o transporte por via rodoviária.
Nossos agradecimentos à Rodopiro Transportes Especiais, A Baronesa Movelaria, ABPF Regional Campinas e João Marcos Cury pela colaboração e apoio prestados a mais esta empreitada.